Lixo: Uma questão de Consciência.



Estamos desenvolvendo no Laboratório de Informática com parceria das professoras de sala de aula, um projeto que se denomina “Lixo: Uma questão de consciência”,

A Ideia do projeto surgiu a partir de uma necessidade: A preservação do meio ambiente.

A Escola Comandante Klautau está inserida em uma área onde observa-se pouca ou nenhuma preocupação da comunidade em armazenar o “seu” lixo de maneira adequada, ocasionando assim, alguns problemas, como o entupimento do canal e a proliferação de doenças.

No cotidiano escolar, observa-se que os alunos reproduzem esta falta de preocupação quando jogam “seus” lixos para fora da lixeira, riscam as mesas, e não preservam o ambiente limpo.

Na rua onde localiza-se a feira, o problema do lixo é gritante. O acúmulo do lixo é tão grande que fica quase impossível o acesso de veículos e pedestres, além do cheiro desagradável e a presença de animais nocivos que se sentem mais do que acolhidos nesse ambiente.

Segundo reportagens, cerca de 100.000 (cem mil) toneladas de lixo são produzidos diariamente no Brasil.

Levando em consideração, que cada pessoa produz o equivalente a 300 quilos de lixos por ano, o cenário torna-se alarmante se somados aos quase 6.8 bilhões de habitantes do planeta.

A produção de resíduos é inerente e inexorável à condição humana, não há como não produzir lixo, entretanto podemos reduzir o volume diário.

Não temos a pretensão de “resolver” o problema do lixo, mas apresentar a problemática como proposta de instrumento de aprendizagem, nos conteúdos abordados no cotidiano escolar, proporcionando aos alunos uma visão crítica dessa problemática, e, para que esse instrumento não permaneça somente no campo da caracterização da problemática do lixo, faz-se necessário desenvolver atividades que incentivem a intervenção dos alunos na sua realidade, junto aos familiares, vizinhos e amigos, e que também possam se posicionar criticamente frente às políticas públicas em vigor, exigindo medidas eficazes em relação às coletas seletivas. E desta forma estejam interagindo e contribuindo com a melhoria da qualidade ambiental de sua comunidade.


0 Response to "Lixo: Uma questão de Consciência."

Postar um comentário

Pages